Durante os exercícios precisamos cuidar com a respiração, pois ao controlá-la melhoramos a eficiência e potencializamos a performance de um movimento.
Existem os exercícios aeróbicos, isométrico e dinâmicos (isolados), e em cada um deles podemos respirar de formas diferentes.
A 1ª regra é NUNCA trancar a respiração durante os exercícios, porque quando trancamos a respiração durante os movimentos aumentamos a pressão interna dos vasos e artérias, assim aumentamos mais a pressão arterial, o que é muito perigoso para quem já sabe que tem pressão alta.
Existem exercícios realizados em apnéia, que são exercícios sem respirar, mas esse tipo de treinamento deve ser sempre orientado por um profissional de educação física e com muita cautela, pois são tipos de treinamentos específicos. Então, a dica do nosso canal é não prender a respiração durante qualquer exercícios para evitar problemas de pressão.
Depois nos exercícios aeróbicos e nos isométricos (aqueles que mantemos uma posição parados durante um período de tempo) precisamos manter a troca gasosa no nosso corpo, isso quer dizer, entrada de oxigênio e saída de gás carbônico, mantendo um ritmo de respiração confortável e de maneira onde puxamos o ar pelo nariz e soltamos o ar pela boca preferencialmente. Assim, mantemos a energia durante os movimentos.
Nos exercícios dinâmicos (isolados) onde executamos uma carga maior em um grupo muscular específico, como nos movimentos da musculação, e onde a musculatura que está trabalhando faz contração e relaxamento do músculo, não existe uma regra específica de respiração para esses exercícios. Aqui podemos escolher como fica mais confortável para respirar sendo que na fase de contração muscular podemos puxar o ar e na fase de relaxamento podemos soltar o ar, ou vice versa.
Por último, o único movimento que existe uma regra específica de respiração durante os exercícios são os abdominais, pois existe na fase de contração muscular, onde fazemos a flexão de tronco, uma pressão entre os órgão internos, localizados na barriga, e que são comprimidos durante essa fase, assim, ficamos com menos espaço interno. Portanto, devemos soltar o ar na fase de contração e, logicamente, puxar o ar quando a musculatura está relaxada, pois aqui existe um espaço maior para encher a barriga e os pulmões de ar. Isso serve tanto para os exercícios de reto abdominal, como para os abdominais oblíquos, que tem os movimentos de torção de tronco. Este último, na fase de contração, soltamos o ar quando realizamos o movimento de torção lateral.
Se ainda assim você tem alguma dúvida escreva pra gente nos comentários que nós vamos esclarecê-la.
Se tiver interesse fazemos assessoria on line e/ou presencial, peça o seu orçamento. Compartilhe nossos vídeos e distribua saúde para sua família e amigos.